quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Compota de limão

Que coisa estranha inventou ela desta vez?! Estão vocês a pensar... mas a verdade é que as compotas feitas para o Natal já estão no fim, e era altura de começar a preparar novas compotas, e nesta altura o que temos na horta? Laranjas e Limões! E como já sabem, aqui aproveita-se tudo o que há, então meti mãos à obra e fiz uma linda compota de limão, que alguns comentaram ser das melhores compotas que já fiz, por isso experimentem!


Como foi a primeira vez que fiz, a quantidade foi pequena, para testar, mas podem ter a certeza que é para repetir!! :)

Ingredientes:

500 Kg de Limões
750 Kg de açúcar amarelo
1, 25 L de água

Preparação:

Lave bem os Limões, e corte-lhes os "bicos" nas pontas, coloque numa panela com a água e deixe cozinhar em lume brando cerca de meia hora, ou até conseguir espetar um garfo sem resistência nos Limões.
Depois de cozinhados e arrefecidos, retire-os da panela e corte-os em fatias finas. Junte o açúcar a 750 ml de água (a mesma que utilizou para cozer os Limões), verta as rodelas de limão com casca para o mesmo preparado, e deixe cozinhar bem até levantar fervura, mexendo sempre. Os meus Limões não tinham caroços, mas caso tenham, podem coloca-los dentro de um pano bem atado, dentro da panela para ajudar o doce a atingir o ponto desejado.
Deixe cozinhar bem até o doce atingir o ponto estrada (quando coloca um pouco de doce num prato e passa uma colher ao meio, fica uma "estrada", ou seja não se volta a unir) ou cerca de 30 minutos.

Esterilize os frascos, verta o doce ainda morno para dentro dos frascos, tape e deixe de cabeça para baixo cerca de 1 hora para criar vácuo. Utilize em crepes, torradas, para rechear bolos e bolachas... é diferente, mas sem dúvida delicioso.




Sem comentários:

Enviar um comentário