sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bolo de chocolate com chantili de Coco

Cá estamos nós com mais um bolinho! :D Já perceberam que adoro fazer bolos não é? mas este além de ser delicioso, não leva ovos, tem um baixo índice glicémico e ainda tem como brinde chantili de Coco!




Ingredientes para o bolo:

1 1/2 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha de trigo integral
1 1/2 chávena de açúcar de coco
5 colheres de sopa de cacau magro em pó
1 c. sopa de bicarbonato de sódio
1 1/2 chávena de leite de amêndoa
1/2 chávena de óleo de amendoim
Sumo de limão q.b.

Cobertura:

100g de chocolate negro
1/4 chávena de leite de amêndoa

Recheio:

200 ml de leite de coco
morangos/ frutos silvestres q.b.
5 colheres de geleia de arroz

Preparação:

Comece por preparar o bolo, peneirando os ingredientes secos, e juntando-os todos numa taça. Noutra taça junte todos os ingredientes líquidos e depois misture-os com a ajuda de uma batedeira. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 30/ 40 minutos, mas faça o teste do palito. Atenção que este bolo não é seco, o palito não vai sair completamente seco do bolo. Se quiseres rechear o bolo terá e fazer o dobro da receita.
Depois do bolo feito, coloque-o a arrefecer e só depois de frio poderá cortá-lo ao meio.

 Entretanto prepare o recheio. A lata de leite de coco deverá estar pelo menos 24h no frigorífico, para que a parte cremosa do leite de coco solidifique, e quando for fazer o chantili utiliza apenas esta parte sólida. Coloque o leite de coco numa tigela e bata com a batedeira até ficar semelhante ao chantili, junte 2 colheres de geleia de arroz e se quiseres um pouco de baunilha, mexa tudo até estar bem incorporado e recheie o bolo com este preparado.
Entretanto coloque os frutos silvestres num tacho ao fogo, utilizei congelados, e junte 3 colheres de geleia de arroz para adoçar o preparado, deixe ferver e mexa sempre, durante uns 5 minutos, até obter uma compota, mas não desfaça os frutos, deixe somente que eles derretam um pouco. Deixe arrefecer, e junte ao chantili. Monte agora as duas partes do bolo já com o recheio no meio.

Por fim, prepare a cobertura. Parte o chocolate em pedaços, leve ao lume com o leite, mexa sempre com uma vara de arames até estar bem derretido. Deixe arrefecer um pouco, e ainda morno utilize para cobrir todo o bolo. Decore com Coco ralado, ou outro a gosto.

Bom apetite!!



Sem comentários:

Enviar um comentário