sábado, 20 de dezembro de 2014

Uma espécie de bolo Rainha...

Bem este não foi lá muito fácil de preparar e não ficou logo cozido à primeira como eu pensei, tive de  o cozer mais um pouco que este é enganador. Mas como se costuma dizer, vivendo e aprendendo, e é realmente bom e mais saudável do que os que costumamos comprar!


Ingredientes:

500g de farinha de trigo
1 chávena de leite de amêndoa
1 cl de sopa de bicarbonato de sódio
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 ovo
1 pitada de sal
200g de manteiga vegetal 
1/2 chávena de amêndoas
1/2 chávena de sultanas
1/2 chávena de nozes
Canela em pó
Raspa de 1 laranja
Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Aqueça uma chávena de leite, com a colher de bicarbonato de sódio e uma colher de açúcar amarelo. Entretanto prepare 500g de farinha, e faça um buraco no meio, onde vai colocar: 1 ovo, 2 colheres de açúcar amarelo, a margarina à temperatura ambiente e o preparado anterior já morno. Em cima da farinha coloque a pitada de sal, e amasse! A massa vai ficar elástica, mole, reserve depois num alguidar com farinha no fundo, tapado com película aderente e vai ao frigorífico cerca de 30 minutos.
Entretanto pique as amêndoas, nozes e sultanas, ou outros frutos secos que queira acrescentar. Polvilhe a bancada de farinha e estenda a massa, polvilhe de canela, raspa de laranja e os frutos secos, amasse, e polvilhe de farinha, deixe repousar mais 3 minutos, Depois dessa meia hora, e com a ajuda de um rolo estenda a massa e enrole até formar um circulo, com um buraco no meio, pincele com manteiga derretida e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C cerca de 1 hora. Quando começar a ficar com cor, tape com papel de alumínio e vá fazendo o teste do palito, pois já sabe que cada forno é um forno! Ainda quente polvilhe de açúcar em pó!

Bom apetite!! :)