domingo, 28 de dezembro de 2014

Pizza com base integral

E hoje, a pedido das visitas houve Pizza para o jantar... mas desta vez aventurei-me por uma base feita com farinha integral e surpresa das surpresas... todos adoraram, ficou aprovadíssima!


Ingredientes para a massa:

2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de farinha de trigo integral
20g de fermento biológico seco para pão
1 chávena de água morna
1 pitada de flor de sal
2 colheres de sopa de azeite

Para o molho de tomate:

2 tomates maduros (usei uns que tinha congelados)
1/3 pimento vermelho
1/2 cebola
azeite
oregãos
flor de sal
pimenta preta

Para a pizza:

Azeitonas
Atum
Ananás
Cebola
Queijo ralado sem lactose

Preparação:

Comece por peneirar as farinhas com os fermentos para uma taça, faça um buraco no meio e coloque a água morna com a flor de sal e azeite. Amasse tudo muito bem, à mão ou à máquina, até despegar da taça e das mãos e formar uma bola macia. Polvilhe com um pouco de farinha, envolva numa toalha de mesa e reserve num local quente cerca de 45min - 1 hora, para levedar. 

Entretanto prepare o molho de tomate, numa frigideira refogue o tomate e a cebola em azeite, coloque o pimento picado e tempere. Depois de cozinhado triture tudo com a varinha mágica.

Depois da massa ter levedado (crescido) faça 3 bolas, e estenda-as para três pizzas diferentes. Leve ao forno cerca de 10 minutos para cozinhar. Se não usar todas pode congelar para usar mais tarde. 

Pincele com o molho de tomate a pizza que vai usar e coloque os ingredientes que mais gostar, eu utilizei: cebola às rodelas, atum, ananás em cubos, azeitonas picadas, queijo ralado sem lactose e por fim oregãos e pimenta. Vai ao forno cerca de 15 - 20min para cozinhar. Não deixe demasiado tempo pois a base pode endurecer.

Bom apetite!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário