quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tarte de Lima merengada


Todos nós conhecemos as famosas tartes merengadas de lima, limão outro sabor. E que levam toneladas de açúcar, leite condensado, e outros ingredientes completamente desnecessários para uma boa tarte, saborosa e saudável!

Umas arrumações no frigorífico e encontrei um queijo quark quase em fim de prazo, uma massa quebrada que também estava por lá, e por isso não me dei ao trabalho de fazer a base... Sim, às vezes também me pega uma preguicinha boa! :P Decidi utilizar o quark para o recheio da tarte, e alterar as receitas ditas normais!

Ingredientes:
1 massa quebrada de compra
250g de queijo quark
3 ovos biológicos
4 colheres de açúcar mascavado
1 lima

Preparação:

Comece por forrar uma tarteira com a massa quebrada, enrole as pontas para dentro e pique o fundo com um garfo. Reserve.
Numa taça junte o queijo com as gemas de ovo, misture bem e junte o açúcar, bata com a ajuda de uma batedeira, adicionando sumo de uma lima, bata mais um pouco. Coloque o recheio na base da tarte e leve ao forno, a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Prepare entretanto o merengue, batendo as claras em castelo com a raspa da lima. Cubra a tarte com este preparado e leve novamente ao forno, durante 5 minutos, com o calor só de cima. Retire do forno, deixe arrefecer e decore com raspa de lima. 

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário