domingo, 12 de outubro de 2014

Empada de frango



Com estes dias de chuva, sol e arco-íris já vai apetecendo umas comidas quentinhas de forno... :)

Hoje fui fazer a boa acção do dia, caminhar 8km pela luta contra o cancro da mama e houve de tudo neste Algarve que mais parece de clima tropical, começamos a marcha debaixo de um lindo arco-íris, segui-se um sol fantástico, chuva e novamente sol! Uma manhã intensa mas com uma energia fantástica de toda aquela multidão, revigorante mesmo!

E para terminar o dia, fiz uma empada tamanho XL saudável e deliciosa!

Ingredientes:
2 folhas de massa quebrada
1/2 frango caseiro
200 g de cogumelos brancos frescos
2 cenouras grandes
1/2 cebola
3 dentes de alho
1 copo de vinho branco
200 ml de creme de soja/ leite de soja
2 colheres de sopa de amido de milho
Azeite, sal, pimenta e tomilho q.b.
1 gema de ovo

Preparação:
Coza o frango previamente, limpe-o de peles e ossos, e com a ajuda de dois garfos desfie o mesmo. Numa frigideira aloure a cebola e os dentes de alho picados finamente num pouco de azeite, junte os cogumelos laminados, as cebolas cortadas em rodelas finas e o vinho branco. Tempere com sal, pimenta e tomilho fresco. Salteie durante 7/8 minutos em lume brando, e junte o creme de soja, e o amido de milho, mexa para formar o molho e rectifique os temperos. Reserve e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto ligue o forno a 180º graus.
Forre o fundo de uma tarteira com uma folha de massa quebrada, pique o fundo com um garfo e coloque o recheio, espalhando-o por toda a massa. Tape com a outra folha de massa quebrada, enrole as pontas de ambas as massas para dentro e aperte a massa com um garfo, dando-lhe um efeito riscado. Bata uma gema de ovo com uma colher de chá de água, e pincele o topo da massa.
Leve ao forno cerca de 30 minutos, mas ao fim de 5/7 minutes tape a empada com uma folha de papel de alumínio para não queimar.

Sirva com uma salada de alface, e sumo de romã! Delicioso!

Bom apetite!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário