domingo, 7 de dezembro de 2014

Biscoitos de gengibre


Confesso que não é muito fácil dar medidas de tudo o que seja pão, bolachas, bolos... pois tenho o defeito de fazer um pouco a olho, e enquanto a massa não estiver como eu quero vou acrescentando mais um pouco disto, uma pitada daquilo.. e depois torna-se díficil dar-vos as medidas certas! Mas estou a tentar melhorar isso! :)

Adoro o mês de Dezembro, as decorações de Natal, as luzes a brilhar, a lareira acesa, os cheiros a especiarias no ar... Começo então a testar receitas para a noite de Natal e estes biscoitos são uma delícia, e bem fáceis de fazer!

Ingredientes

70g de açúcar mascavado
60g de manteiga vegetal
2 colheres de sopa de geleia de milho
250g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 gema
3 colheres de sopa de leite de amêndoa

Cobertura
Sumo de 1 limão
Açúcar em pó q.b.

Preparação

Comece por misturar o açúcar com a manteiga, até ficar em creme. Adicione a geleia de milho e o gengibre, e de seguida misture a farinha com o bicarbonato de sódio e a canela, peneire tudo, juntando estes ingredientes ao preparado. Acrescente uma gema de ovo e o leite à temperatura ambiente, para ligar a mistura, e amasse tudo até formar uma bola. Depois de bem amassado, o preparado deve estar macio ao toque, mas não se deve colar aos dedos, se estiver a colar junte farinha aos poucos até descolar. Se pelo contrário a massa estiver demasiado dura para conseguir amassar, junte um pouco de leite e continue a amassar. Assim que estiver pronto faça uma bola e deixe descansar cerca de 20-30 minutos.
Após este tempo estenda a massa com a ajuda de um rolo, até obter cerca de 0.5cm de altura e vá cortando com as forminhas para biscoitos, disponha tudo no tabuleiro do forno, com espaço entre os biscoitos pois eles vão crescer um pouco. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 15 minutos. Atenção para não deixar ficar demasiado tempo pois os biscoitos poderão endurecer.
Entretanto prepare a cobertura, misture o sumo de um limão com 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar em pó, e assim que retirar os biscoitos, polvilhe-los com esta mistura, que deverá ficar liquida, faça pequenos salpicos com a ajuda de uma colher de chá, como se estivesse a nevar, o objectivo não é encher os biscoitos de açúcar, é apenas um apontamento, dá um toque diferente! ;) E ficam lindos pendurados na árvore de Natal!

Acompanhe com chá de cidreira! Delicioso!


Bom Domingo e bons cozinhados!:)