domingo, 14 de setembro de 2014

Semifrio de frutos vermelhos

Tenho andado ausente, mas o trabalho não me tem deixado muito tempo para poder parar por aqui... Há dias mostrei-vos no instagram e no facebook este semifrio, e hoje venho partilhar convosco a receita, porque ficou realmente uma delícia!


Ingredientes:

(Base)
10 biscoitos integrais de canela
10 tâmaras
2 colheres de sopa de coco ralado
raspa de 1 limão
4 colheres de sopa de água

(Creme)
1 pacote de natas de soja para bater
sumo e raspa de 1 limão
6 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de ágar-ágar em pó
1 iogurte natural de soja

(Cobertura)

Doce de framboesas sem açúcar
Estrela feita com pasta de açúcar(opcional)

Comece por preparar a base, triturando as bolachas no processador, até ficarem reduzidas a pó. Descaroce as Tâmaras e junte o coco, triturando tudo no processador, acrescente o coco, a raspa de limão e a água, amasse tudo e coloque no fundo de uma forma, de fundo amovível. Aperte bem de forma a ficar compacta. Reserve no frigorífico.
Prepare então o creme. Comece pro bater as natas em chantilly, juntamente com umas gotas de sumo de limão e raspa. Num fervedor coloque o resto do sumo e raspa de limão, a água, o ágar-ágar, o açúcar e deixe ferver durante 5 minutos. Este passo é importante para que o agar-agar se desfaça completamente, caso contrario vai encontrar grainhas no meio do creme.
De seguida retire do lume, misture o iogurte e envolva com cuidado as natas. Deite na forma, em cima da base previamente preparada e leve ao frigorífico durante 4-6 horas, para solidificar.

Antes de servir cubra com compota sem açúcar, que pode ser comprada ou preparada por si. No caso coloquei compota de framboesas já comprada, e em cima decorei com uma estrela feita em pasta de açúcar, meramente decorativa, pois é uma bomba de açúcar! :P

Desfrutem e bom apetite!!