quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Doce de Tomate


À semelhança do post anterior, esta também é uma forma de aproveitar o tomate em excesso, uma forma deveras deliciosa!! :P

Desta vez fiz duas experiências diferentes, como podem reparar o frasco do lado esquerdo tem uma textura e uma cor diferentes do frasco direito, pois o primeiro foi feito com Stevia e o segundo foi cozinhado com açúcar mascavado.

Ingredientes para o Doce de Tomate com Stevia

1Kg de tomates bem maduros
2,5 colheres de sopa de

Ingredientes para o Doce de Tomate com açúcar mascavado

1Kg de tomates bem maduros
350g de açúcar mascavado


Preparação:

Lave bem e descasque os tomates, retire as sementes, embora fiquem sempre algumas que não conseguimos retirar. Coloque-os num tacho ao fogo juntamente com o açúcar ou Stevia e deixe cozer, mexendo sempre até atingir o ponto estrada. O ponto estrada, significa que ao passar uma colher ao centro do doce, ele não volta a unir, e fica uma "estrada" ao meio do doce. 
Entretanto prepare os frascos para conservar o doce, esterilizando-os conforme expliquei no post Conservas de tomate, e coloque o doce nos frascos ainda quentes, tape-os e vire-os de cabeça para baixo, deixando-os arrefecer nessa posição para que o frasco fique bem selado. Quando os abrir vai ouvir o "click" que os frascos de doce que compramos costumam fazer.

Quanto à diferença dos açúcares, no que respeita ao doce, digo-vos que prefiro o sabor e a textura do açúcar mascavado, o doce preparado com a Stevia ficou mais liquido, não engrossou nem ficou com o aspecto normal do doce a que estamos habituados. Mas façam as vossas próprias experiências e testes!

Bom apetite e bons cozinhados!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário