terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sonhos doces, sem açúcar

Com o inicio do mês de Dezembro, começam a apetecer os típicos doces de inverno, o cheiro a Natal, o chá quentinho junto à lareira... E esta receita de sonhos é tão simples, e barata! Vão ter de a experimentar! ;)


Ingredientes:

1/4 litro de água
100g de margarina vegetal
200g de farinha de trigo
1 pitada de flor de sal
raspa de 1 limão grande
6 ovos caseiros/ biológicos
1 pitada de flor de sal
1/4 litro de óleo
1/4 litro de azeite
2 laranjas grandes
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 paus de canela

Preparação

Coloque a água a ferver junto com a margarina, a raspa de limão e a flor de sal. Assim que começar a ferver retire do lume e junte a farinha toda de uma vez, mexa bem, até formar uma bola (muita força de braços, ou então use a máquina para amassar). Deixe arrefecer um pouco e junte os ovos, dois a dois, e mexendo bem a massa entre eles, a massa vai endurecendo, é preciso mexer com força, para não ficar com granhões/ grumos. Deixe a massa repousar um pouco. Entretanto, numa panela grande, coloque o óleo e o azeite, e deixe aquecer bem, com a ajuda de duas colheres de sopa comece a fazer bolas com a massa. Estas não devem ser muito grandes, cerca de metade de uma colher, porque a massa cresce bastante. Vá colocando a fritar, e quando os sonhos rebolarem sozinhos, estão bons! :) Utilizei uma panela e não uma frigideira, para que os sonhos tenham espaço para se virarem sozinhos. Depois de os retirarem passem em rolo de cozinha, 2 ou 3 vezes para secar bem a gordura, e preparem a calda.
Para a calda coloque o sumo de laranja num tacho, com o açúcar mascavado e os paus de canela partidos ao meio, para aumentar o sabor, deixe ferver 2 minutos e com a ajuda de uma colher, cubra os sonhos com esta calda. Não coloque a calda muito quente, nem em muita quantidade que pode estragar os sonhos, vá colocando aos poucos, com uma colher de sopa. Os sonhos ficam fofos e bem saborosos! 

Bom apetite!! :D


Sem comentários:

Enviar um comentário